Vale milhoes de vezes mais a vida de um único ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra... Che Guevara

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Síntese da matéria de Geografia A


Recursos minerais

O que são recursos minerais??
Recursos minerais são concentrações ou acumulações de rochas e minerais na crosta terrestre e são recursos que não são renováveis. Às grandes concentrações de minerais que permitem a sua exploração dá-se o nome de jazidas.

 

Existem dois grandes tipos de recursos minerais:
Minerais metálicos – São minerais cuja sua constituição tem substancias metálicas.
Ex:.cobre, estanho, ferro, volfrâmio.
Minerais não metálicos – São minerais que não são constituídos por materiais metálicos.
Ex:.sal-gema, quartzo, caulino.

 

Os recursos minerais estão distribuídos geograficamente por áreas distintas pelo país, áreas essas às quais podemos dar o nome de unidades geomorfológicas.

 

O que são unidades geomorfológicas??
Unidades geomorfológicas são áreas que tem a mesma origem e que são semelhantes em termos geológicos.
Esta divisão na minha opinião também ajuda a compreender melhor a forma/o relevo, de Portugal e ajuda a “ver-mos” com mais facilidade onde é que são as zonas mais recentes ou antigas, ou onde é que há as zonas de rochas mais duras ou mais brandas…

 

Portugal Continental está dividido em três grandes unidades morfológicas:
-Maciço Antigo;
-Orlas Mesocenozóicas;
-Bacias do Tejo e do Sado.

 

Maciço Antigo – É a unidade geomorfológica mais antiga, e é constituída por rochas muito antigas e de grande dureza como por exemplo o granito, o xisto, o calcário e o quartzito, em termos morfológicos o maciço antigo encontra-se dividido pela Cordilheira Central que separa o maciço antigo em duas áreas muito distintas… A norte da Cordilheira Central encontramos um relevo montanhoso bastante acidentado. A sul da Cordilheira temos o contrário, temos áreas bastante aplanadas (peneplanícies), por vezes com algumas elevações mas não muito acentuadas (ex:.. S.Mamede, Marvão e Mendro). O maciço antigo é formado por minerais não metálicos.


Orlas Mesocenozóicas – Resultam do desgaste da acumulação dos sedimentos do maciço antigo, e são formadas basicamente por rochas de tipo sedimentar (ex:. areias, arenitos, margas, argilas, calcários).
As orlas mesocenozóicas são formadas pela orla ocidental e pela orla meridional.


Bacias do Tejo e do Sado – É a unidade geomorfológica mais recente e provem da acumulação de sedimentos marinhos e fluviais. Nestas áreas predominam as rochas sedimentares, como o cascalho, a argila, o calcário, areia….

 

 

 

 

Indústria extractiva


O que é??
A indústria extractiva é uma actividade económica que diz respeito á exploração de recursos minerais que são extraídos directamente da Natureza.
Em Portugal este tipo de indústria está pouco desenvolvida, apesar da quantidade e a diversidade de minerais ser bastante razoável.
Apesar deste tipo de indústria estar pouco desenvolvida ela tem vindo a aumentar lentamente e isso deve-se ao aumento da procura dos minérios metálicos e das águas minerais e de nascente. Este aumento tem sido positivo para a evolução do comércio externo, pois a exportação passou a ser superior á importação, o que faz com que haja um saldo positivo e o país não esteja em défice.

 

O que é a exportação e a importação??
Neste contexto a exportação é a venda de recursos do subsolo para fora do país e a importação é a compra de recursos para o nosso país.
Os recursos mais explorados são as rochas industriais, as águas e os recursos minerais metálicos.

 


Principais jazidas e áreas de exploração


Minerais metálicos

 

Em Portugal os minerais metálicos que têm, mais importância são o cobre, o estanho e o tungsténio.
Destes minerais o que tem maior produção é o cobre.
As minas com maior importância da actualidade em Portugal são a de Neves-Corvo e a da Panasqueira e as maiores reservas de cobre da Europa localizam-se em Portugal.
O ferro é também um mineral metálico que tem grande importância mas a nível mundial, é um mineral utilizado sobretudo na indústria siderúrgica.
Existem em Portugal três reservas onde as quantidades de ferro são razoáveis, na reserva de Marvão, de Moncorvo e Cercal.
Os minerais metálicos mais “caros” são o ouro e a prata mas apesar do seu preço elevado actualmente nenhum destes minerais é explorado em Portugal.

 

publicado por ρhτℓτρα sousα às 22:45
link do post | comentar | favorito

muito obrigadaa, ajudou-me bastante no meu estudo
catarina a 8 de Fevereiro de 2009 às 12:17

Oix lindahH! O teu blog xtá muitoO giro e coOl. Max gOstavamOs ke publicaxxex sObre as unidades de extracção dOs minerais nãO metálicOs´É possivel?!

kell kiss pa bO xD =D
Fofas di xelax a 21 de Janeiro de 2010 às 12:37

NAO SE VE UM CARALHO XAU bjx
lolita sexy a 5 de Novembro de 2012 às 09:39

vai procurar melhor .!.


mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


últ. comentários
vai procurar melhor .!.
NAO SE VE UM CARALHO XAU bjx
Oix lindahH! O teu blog xtá muitoO giro e coOl. Ma...
muito obrigadaa, ajudou-me bastante no meu estudo
Olá Filipa, O blogue ainda está muito no início, m...
arquivos
2011

2010

2009

2008

blogs SAPO


Universidade de Aveiro